rato
Desde 2016, integro a equipe do Rato, um laboratório artístico localizado na Lapa, no Rio de Janeiro. O projeto, inicialmente chamado Rato BranKo, nasceu da colaboração entre os artistas Raul Mourão e Cabelo, com o objetivo de criar um espaço aberto a múltiplas linguagens: arte contemporânea, música, performance, audiovisual, design e encontros de todas as naturezas.
Minha trajetória no Rato atravessa diferentes funções e camadas: comecei como produtor, passei a coordenar a gestão da produção artística, atuei na curadoria de exposições, na concepção de eventos, na comunicação e na articulação com instituições, coletivos e artistas de diferentes regiões do Brasil.
Entre os projetos que ajudei a construir estão o Rato Recebe, série de exposições que abriu a garagem do ateliê para artistas convidados; o Baile BloKo, um experimento entre festa e manifestação cultural nas ruas da Lapa; e o desenvolvimentos de projetos para submissão em editais e leis de incentivo à cultura.
Em 2021, como parte da minha pesquisa de mestrado, idealizei e produzi a Toca, um programa de residência artística que teve como foco artistas periféricos, com atenção especial a processos colaborativos e à construção de redes de afeto e trabalho. A primeira edição contou com a presença do coletivo Trovoa, formado por mulheres racializadas que vêm tensionando os modos de fazer e pensar arte no Brasil.
Hoje, com a mudança de nome para Rato, o projeto reafirma seu desejo de ampliar fronteiras, questionar estruturas e abrir ainda mais espaço para a diversidade de vozes, corpos e linguagens. Seguir no Rato é seguir experimentando formas de produção cultural que transitam entre o institucional e o afetivo, entre o design e a arte, entre o território e o desejo de transformação.
Essa experiência contínua tem sido também um campo fértil para minha pesquisa acadêmica. Atualmente, no doutorado em Design pela UERJ, aprofundo as reflexões que nasceram dessas vivências no Rato: investigo as relações entre arte, design, memória e território a partir de práticas colaborativas em contextos periféricos, com foco em processos de curadoria, produção cultural e políticas de afirmação.
Site: ratoratorato.com
Instagram: @rato.rato.rato.rato
exposições
- Trovoa na Toca (residência)
- Experienza Live Cinema #4
- Almeidas + Rena Machado
- Brabo da Foto
- Álvaro Franca
- Felipe Abdala
clipping
Band Rio – ARTE E REPRESENTATIVIDADE
Veja Rio – No clima da ArtRio: exposições gratuitas pipocam pela cidade
Sopa Cultural – Em sintonia com a ArtRio, o coletivo Rato BranKo inaugura duas exposições































































